Localizada no Largo do Desterro, bairro do mesmo nome no Centro Histórico de São Luís, a Igreja de Nossa Senhora do Desterro foi fundada em 1648. Sendo que o livro Monumentos Históricos do Maranhão registra que em 1641 foi erigida no local uma capela simples recoberta de palha, tida pelo pesquisador César Marques como “o primeiro templo existente no Maranhão.
Conta a história que a edificação teria sido atacada pelos holandeses quando iniciarão a invasão da ilha tomando a igreja. Durante o ataque os holandeses teriam quebrado a imagem de Nossa Senhora do Desterro. Após a expulsão dos invasores em fevereiro de 1644, raras foram as tentativas de reerguer a igreja.
No ano de 1832, o negro José de Lé resolveu construir a sede da nova igreja. Mesmo sem recursos próprios, o devoto de São José acabou construindo, a partir de esmolas e ajuda de padres e da população, as paredes mestras da nova igreja, posteriomente com a ajuda financeira de José Antonio Furtado, trinta anos depois conclui a construção definitiva da Igreja Nossa Senhora do Desterro ou São Jose do Desterro, como também é conhecida.
A igreja com características da arquitetura bizantina, ao longo dos tempos vem sofrendo interdições e reformas que vem descaracterizando-a.
Fonte:
Almanak administrativo, mercantil e Industrial, 1863.
Bogéa, Kátia Santos, Ribeiro, Emanuela Sousa, Brito, Stella Regina Soares de. Olhos da Alma: escola maranhense de imaginária. 2002.
Jornal Pequeno. Capela do Santa Teresa vira Patrimônio Histórico do Brasil. 06.12.2007. edição: 22.452. Cidade.
Marques, César Augusto. Dicionário Histórico e Artístico da Província do Maranhão.
Meireles, Mário Martins. História da Arquidiocese de São Luís.
___ São Luís: cidade dos azulejos. Fundação Cultural do Maranhão, 1965.
Moraes, Jomar. Guia de São Luís do Maranhão. 2º edição, 1995.
Imagens: Renato Pereira
LINDA !!! Sou devota de Nossa Senhora do Desterro. Já recebi muitas graças.
ResponderExcluir