Santa Luzia, Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora das Graças. Foto: Renato Pereira.
Inspirem-se neste texto de Gil Maranhão sobre a devoção do maranhense a Nossa Senhora.
As santas são os principais motivos das principais festas profana-religiosas que ocorrem durante todo o ano em pelo menos 32 cidades do Maranhão.
São muitas as santas protetoras no Maranhão que são festejadas no mês de dezembro: Santa Bárbara, Santa Luzia, Nossa Senhora de Guadalupe, Nossa Senhora de Livramento, Nossa Senhora da Vitória.
Elas, também, são lembradas nos terreiros afro-brasileiros.
SANTA BÁRBARA – (dia 04.12) – É festejada nos inúmeros terreiros afro-brasileiros, espalhados por toda São Luís e municípios do Estado.
NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO – (dia 08.12) – É a santa de maior prestígio entre os católicos e a de maior devoção no estado do Maranhão. Nossa Senhora da Conceição, disputa com Santo Antônio a popularidade no interior maranhense. Ela é padroeira de pelo menos dez municípios do Estado: Araioses, Anajatuba, Barra do Corda, Barreirinhas, Brejo, Benedito Leite, Cândido Mendes, Cedral, Icatu, Primeira Cruz e Caxias, onde divide o título com São José.
Na cidade de Colinas, a santa recebe o nome de Nossa Senhora da Consolação, sendo festejada por vaqueiros e fiéis, que se deslocam das cidades vizinhas, como: Buriti Bravo, Passagem França, Mirador e Paraibano.
Em São Luís, é considerada uma das maiores festas religiosa, depois da de São Benedito.
Nossa Senhora da Conceição. Igreja do Desterro.
SANTA LUZIA – (dia 13.12) – Considerada a santa da luz e protetora dos olhos é festejada em São Luís e nos municípios de Santa Luzia do Tide e Santa Luzia do Paruá, e nos inúmeros terreiros espalhados por toda São Luís e municípios do Estado.
NOSSA SENHORA DE GUADALUPE – (dia 12.12) – É festejada no povoado de Gepuba no município de Guimarães.
NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO – (22.12) – É festejada no município de Alcântara, Ilha do Livramento.
NOSSA SENHORA DA VITÓRIA – (28.12) – Padroeira do município de São Luís. Nossa Senhora da Vitória, segundo reza a lenda popular apareceu no Outeiro da Cruz durante a Batalha de Guaxenduba, travada entre os portugueses e os franceses, transformando areia em pólvora, no momento de aflição dos lusos. Com o milagres Nossa Senhora da Vitória permitiu com que os comandados de Jerônimo de Albuquerque vencessem a guerra
A festa em São Luís é realizada pelo Sindicato dos Estivadores Marítimos.
É também a padroeira da cidade de Vitória do Mearim, cujas comemorações é realizada em setembro.
Fonte: Gil Maranhão. Revista Maranhão Turismo.
Imagens: Renato Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário