16 de fev. de 2012

Hino de São Luís

Renato Pereira. Paisagem.

Este era o Hino Escolar do Município de São Luís, executado nas escolas da capital maranhense. Antes dos alunos irem para as suas salas de aula, havia o momento de civismo e oração (caso a escola fosse regida por religiosos (as), em formatura os alunos cantavam o hino do Brasil, Maranhão e São Luís, cantigas de saudação ao dia, aos professores, aos amigos, rezavam o Pai Nosso e iam para suas salas.

Na peça ABC da Cultura Maranhense de Aldo Leite montada pelo Grupo Gangorra, na década de 1979, o hino era cantado pelos personagens da inauguração do busto do falso intelectual.

Há dois domingos atrás (05.02) Cordeiro Filho o publicou no Dr. Peta do Jornal Pequeno. O hino tem letra de Inácio Xavier de Carvalho e Música de Inácio Cunha.

De La Touche encontrou-te boiando,

Semi-nua e selvagem no mar,

Tendo ao colo, formoso colar,

Do Bacanga e do Anil sussurrando.


Deslumbrou-se o francês em seguida,

Em São Marcos parando feliz,

Sob um céu estrelejando, deu-te vida,

E, entre sonhos, fundou São Luís.


Veio a História, depois, em teu rastro,

Desenhou-te um sagrado perfil;

Engastando teu nome no astro,

Como Atenas do nosso Brasil!

7 comentários:

  1. abraços... que a cultura seja o sangue das veias dos ludovicenses... precisamos do estoque de sangue de 15 anos atrás onde as esquinas respiravam literatura

    ResponderExcluir
  2. bravo mauro..... nas comemorações dos 400 anos de são luís, o coral são joão cantou esse hino, relembrando os velhos tempos.

    ResponderExcluir
  3. eu nãoconhecia esta linda canção e hino

    ResponderExcluir
  4. quando e porque essa linda e original cancao que aprendi nos tempos de colegio ainda menina, deixou de ser o hino de sao luis? quem foi o vereador que conseguiu aprovar na camara, louvaçao a sao luis de bandeira tribuzzi como hino oficial? e quando?

    ResponderExcluir
  5. Esse é o verdadeiro hino de São Luis, que aprendi a cantar quando menina no Colégio Dom Bosco.

    ResponderExcluir