11 de jan. de 2012

A Cidade de São José de Ribamar

A cidade de São José de Ribamar, à 30km de São Luís do Maranhão, nasceu de um milagre. Conta a lenda que um navegador português se desviou da sua rota e foi surpreendido por uma grande tempestade. Aflito pediu ajuda a São José, o barco foi levado pela tormenta até um pedaço de terra, nesse momento o navegador prometeu levantar uma capela na “arriba do mar”. Assim nasceu São José de Ribamar.  

 Artesanato e Gastronomia
O homem ribamarense é essencialmente pescador, mas nas suas horas de folga, transforma em bonecos, cestas, potes, bilhas, bijuterias, barcos, bolsas, flores e objetos utilitários e decorativos, a argila, a palha, o couro, a madeira, o coco, a concha, a escama de peixe, chifre.
Com os frutos e pescados retirados do mar as donas de casa criam pratos da culinária local, a base de peixe-pedra, caranguejo, camarão, sarnambi e sururu, acompanhados de arroz branco ou de cuxá e farinha de puba.
Festas
O Povo de São José de Ribamar é festeiro para tudo que é santo tem festa. E não é só pra santo, quando não existe o santo, cria-se um motivo para festejar, como criação dos famosos “lava pratos e bois” e ou os festivais do peixe pedra e coco d’água quando o povo se reuni para degustar e dançar. Realiza festas religiosas e profanas o ano inteiro. Sendo tradicional as festas dos Santos Reis, São Sebastião, São José, Divino Espírito Santo, Nossa Senhora da Conceição, São José de Ribamar, os Santos juninos, entre tantas outras que fazem parte do calendário cristão que são realizadas por católicos e povo de terreiro, durante o ano inteiro. Se tem as festas de Santo, porque não ter as profanas? Pois, o povo ribamarense realiza as festas profanas, muitas delas paralelas ás religiosas: carnaval, lava-pratos, festas juninas, lava-boi, quermese, romaria dos motoqueiros, romaria dos carroceiros, festival do peixe pedra, festival do coco d’água, etc. Em janeiro tem as Festas de Reis e Queimação de Palhinhas. Fevereiro é o carnaval e o Lava-pratos, festa que acontece no final de semana após o carnaval. Em junho a cidade torna-se um verdadeiro arraial junino com apresentações de bumba-meu-boi, quadrilhas, tambor de crioula e comidas típicas. Já em julho, no primeiro final de semana, a cidade recebe milhares de boeiros para o Lava-bois. Em setembro a tradicional festa do milagroso São José de Ribamar, atraindo romeiros de todo o continente.
Praias
A cidade possui encantadoras praias como a Praia de Banho, na avenida que margeia o centro da cidade, a de Panaquatira, a do Meio, a do Araçagy. Não podemos esquecer de visitar as praias nativas, desertas e paradisíacas como a Praia do Caúra (em frente a Praia de Banho), Mangue Seco, Ponta Verde, Juçatuba, Boa Viagem e Jararaí.
Religião
A cidade do Santo Padroeiro do Maranhão, é um dos maiores roteiros de fé do estado. No mês de setembro, quando é realizado o Festejo de São José de Ribamar, a cidade recebe milhares de devotos para participar das romarias, missas campais e procissões. Porém, a cidade é também da Mina, onde os afro-descendentes e nativos cultuam a Religião Africana e Ameríndia.
Passeio
Os fiéis enquanto permanecem na cidade visitam a: Igreja Matriz em estilo barroco;
Caminho de São José – entre a igreja e a concha acústica reúne esculturas que contam a história da peregrinação da família de Jesus;
Concha Acústica - em formato de Bíblia, possui uma capela para orações e local para realização de comemorações religiosas e culturais;
Monumento a São José – escultura em fibra de vidro, com 32,5m, de São José e o Menino Jesus e Museu dos Ex-Votos, que fica no subsolo do monumento, guarda oferendas dedicadas a São José como promessas pelas graças alcançadas pelos devotos;
Gruta de Lourdes – réplica da Gruta de Lourdes na França;
Poço da Saúde – fonte hidromineral que segundo a crença popular tem o poder de curar.



Fonte: Secretaria Municipal de Turismo de São José de Ribamar


http://www.saojosederibamar.ma.gov.br/

Imagens: Renato Pereira



Na cidade encontramos praias paradisíacas, religiosidade, festas, artesanato, culinária a base de frutos do mar, lendas e um povo hospitaleiro.

Um comentário:

  1. ola como vai amigo por favor eu sou maranhense e moro em são Paulo há mais de 40 anos estou necessitando de uma contatao com um csa de candomblé na cidade de são jose do Ribamar pois se trata de uma assunto sobre encantado e oixá é coisa séria se vc puder me ajudar a encontrar uma casa de candomblé em são jose do Ribamar eu vou esta agradecido deixo aqui meu contato eddosall@hotmail.com ou fone 011 98406-1862 edimar meu facebook é edimar assis santos desde já eu agadeço muito a ajuda obrigado e abraços edimar

    ResponderExcluir