Na Igreja de São Pantaleão, na rua do mesmo nome, encontra-se as relíquias de Santa Severa, preservadas em uma urna de vidro, à direita de quem entra na igreja.
As relíquias da virgem e mártir romana do início do cristianismo Santa Severa foi um presente do Papa Pio IX a Igreja do Maranhão. Chegou em São Luís em 1848, com o Frei Fidelis de Monte Sano, então Prefeito dos Missionários Apostólicos Capuchinhos no Basil, oferecendo as relíquias a Frei Dorotheu de Dronero que as levou para a Igreja de São Tiago, no bairro da Madre de Deus. Com a igreja em ruínas os devotos da Santa Milagrosa pediram para o bispo da cidade transferir a imagem para a Igreja de São Pantaleão.
Conta o imaginário popular que do corpo incorrupto da santa escorre sangue se lhe furarem com um alfinete. Para preservar a imagem, foi feita uma réplica em cera, onde aparece, em algumas partes do corpo, pedaços de ossos de Santa Severa, e exposta em uma urna de vidro, para evitar a mutilação do corpo pelos fiéis.
Na Igreja de San Stefano del Sole, na Itália, existe os restos mortais de Santa Severa, expostos e venerados por fiéis do mundo todo.
Fonte: Seminarista João Dias Rezende Filho da Arquidiocese de São Luís.
Imagens: Renato Pereira
No Estado do Maranhão, município de Cajari(Antigo Barro Vermelho) tem um povoado chamado Santa Severa , há uma imagem talhada em madeira. Segundo o estudioso em artes sacras,presume-se que é do século XVIII. para o inicio do Século XIX.
ResponderExcluirTexto confuso. Afinal o que está exposto na igreja de São pantaleao é uma réplica de cera ou o corpo embalsamado de santa severa? ???
ResponderExcluirUma réplica em cêra com pedaços de ossos. Sinistro.
ResponderExcluir