O colégio Artur Carvalho busca em Michel de Montaigne: Uma prática pedagógica a partir da experiência e da ação.
O Barbosa de Godóis apresenta Diderot: Educação para todos.Centro de Ensino Barjonas Lobão e Karl Marx: A educação obrigatória, gratuita e universal em todos os níveis.”
Como John Locke o Sérgio Cabral Barreto vê a educação como: A formação de cidadãos críticos e atuantes.
O CAIC Barjonas Lobão e Èmile Durkheim: Formar cidadãos capazes de contribuir para a harmonia social.
O Centro de Ensino Anjo da Guarda enuncia Celso Antunes: A escola deve trabalhar a inteligência e a cognição do educando.
Cidade Operária I e Herbert Spencer: O ensino da ciência na formação técnica competitiva.
O CINTRA e Florestan Fernandes: “Educação para todos.”Henri Wallon e Coelho Neto: Uma educação para o desenvolvimento do ser humano.
Moacir Gadotti é versado pela escola Cidade Operária II: O professor tem papel importante na transformação da sociedade.
A escola Pires Collins apresenta Johann Friedrich Herbart: A pedagogia mostra o fim da educação; a psicologia, o caminho, os meios e os obstáculos.
Paulo Freire: Educar é despertar o senso crítico do aluno, preparando-o para a vida. Sob a ótica do colégio Felipe Conduru.
A escola São Cristovão e John Dewey: o processo ensino-aprendizagem deve desenvolver a capacidade de raciocínio e espírito crítico do aluno.
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