O Recolhimento de Nossa Senhora da Anunciação e Remédios, foi fundado e criado, juntamente com a capela Nossa Senhora da Anunciação e Remédios, pelo Bem Aventurado Padre Gabriel Malagrida para cuidar de órfãs e senhoras desvalidas em 1752.
Beato Padre Gabriel Malagrida
A edificação do Recolhimento situado na Rua do Egito, onde atualmente funciona o Colégio Santa Teresa, começou a ser construída mesma data da fundação e suas obras concluídas em 05 de agosto de 1753. Enquanto o prédio estava em obras o Recolhimento de Nossa Senhora da Anunciação e Remédios funcionou na casa do Padre José Teles Vidigal no Largo de João do Vale, atual Praça Benedito Leite, onde funcionou até a década de 1990 o tradicional Colégio Centro Caixeiral.
De 1752 a 1768 o Recolhimento foi dirigido pelas irmãs Ursulinas do Coração de Jesus, posteriormente pelas irmãs Agostinianas de Santa Mônica e a partir do ano de 1894 pelas irmãs Dorotéias Virginia Janozzi (provincial), Dorotéia Moraes (superiora), Maria Carolina Beltrão e Francisca Cunha.
Bispo D. Luís da Conceição Saraiva. Acervo Colégio Santa Teresa.
Em 1865, o Bispo D. Luís da Conceição Saraiva reorganiza o Recolhimento criando os colégios de Nossa Senhora da Anunciação e Remédios e o de Santa Tereza, ampliando a edificação para dois andares, em 1769, e incorporando ao Recolhimento as internas do Asilo de Santa Tereza – em razão da Lei Nº 998, de 20 de julho de 1870, que passam a ocupar o primeiro andar da instituição.
Com a extinção do Recolhimento de Nossa Senhora da Anunciação e Remédios, em 1879, internas passam para o Asilo de Santa Tereza, que funcionava no mesmo prédio.
O Recolhimento durante o seu período de funcionamento, além de abrigo oferecia às suas internas estudos das primeiras letras, apredizado em costura e bordados, criação de hóstias, bolos seco e em calda e flores artificiais de pena, pano e papel, assim como, de dotes.
O Recolhimento durante o seu período de funcionamento, além de abrigo oferecia às suas internas estudos das primeiras letras, apredizado em costura e bordados, criação de hóstias, bolos seco e em calda e flores artificiais de pena, pano e papel, assim como, de dotes.
Placa comemorativa a inauguração das novas instalações do Recolhimento de Nossa Senhora da Anunciação e Remédios, 1871. Acervo Colégio Santa Teresa.
Com o tempo os nomes do Colégios de Nossa Senhora da Anunciação e Remédios e do Asilo de Santa Tereza foram entrando em desuso, vigorando apenas o do Colégio Santa Teresa, que continua vivo na memória dos maranhenses.
Fonte:
- Almanak administrativo, mercantil e Industrial, 1863.
- Bogéa, Kátia Santos, Ribeiro, Emanuela Sousa, Brito, Stella Regina Soares de. Olhos da Alma: escola maranhense de imaginária. 2002.
- Marques, César Augusto. Dicionário Histórico e Artístico da Província do Maranhão.
- Meireles, Mário Martins. História da Arquidiocese de São Luís.
São Luís: cidade dos azulejos. Fundação Cultural do Maranhão, 1965.
- Moraes, Jomar. Guia de São Luís do Maranhão. 2º edição, 1995.
- Motta, Diomar das Graças. Pioneirismo da Escolarização Feminina no Maranhão. Dissertação de Mestrado.
Imagens: Renato Pereira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário