17 de ago. de 2011

Capela da Anunciação e Remédios

A Capela de Nossa Senhora da Anunciação e Remédios, situada na Rua do Egito, foi mandada construir em 1752, pelo Bem Aventurado Padre Gabriel Malagrida como casa de oração do Recolhimento de Nossa Senhora da Anunciação e Remédios e inaugurada no dia 05 de agosto de 1853.
A capela construída em estilo barroco tardio (2ª metade do século XVIII, até a 1ª metade do século XIX) apresenta frontão curvilíneo, sem a presença de torres sineiras. A capela ainda preserva o partido jesuítico, porém sofreu modificações nos seus elementos decorativos e bens integrados.
A caplea é tombada pelo instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN e faz parte do Inventário Nacional de Bens Móveis e Integrados do Ministério da Cultura.

Altar-mor em mármore fabricado na Itália.


Nossa Senhora do Carmo
 
 
Sagrado Coração de Jesus
(esqueda do altar-mor)
 
  
São José
(direita do altar-mor) 
 
 
 
Santa Teresa 
(esquerda da nave central)
     
 

Santa Paula Franssinete 
(direita da nave central )
 
 




A Capela de Santa Teresa possui um rico acervo em bens móveis e integrados de inestimável valor artístico e cultural como vitrais, talhas, azulejos, pias e lápides em pedra lavadra, etc.
Pia em pedra lavrada no estilo rococó.
Painel de azulejos (detalhe) figurativos com cena bucólica, peça rara na azulejaria maranhense por se tratar de uma chinesice, temática não comum nos azulejos do século XVIII no estado. 
 Senhor Morto. Século XVIII.
Lápide mortuária

A capela de Santa Teresa, atualmente sob a égide do colégio do mesmo nome, está a disposição dos alunos, professores, funcionários e visitantes da escola. Está aberta a comunidade com missa celebrada as quartas-feiras e em datas comemorativas como Páscoa e Natal.
A capela pode ser alugada para realizar casamentos, bodas, missas de aniversário e de corpo presente.


As imagens de São Benedito e Nossa Senhora dos Rosário dos Pretos estão abrigadas na capela desde 2008, quando a Igreja de Nossa Senhora dos Rosário dos Pretos entrou em reformas.


Fonte:


- Bogéa, Kátia Santos, Ribeiro, Emanuela Sousa, Brito, Stella Regina Soares de. Olhos da Alma: escola maranhense de imaginária. 2002.
- Jornal Pequeno. Capela do Santa Teresa vira Patrimônio Histórico do Brasil. 06.12.2007. edição: 22.452. Cidade.
- Marques, César Augusto. Dicionário Histórico e Artístico da Província do Maranhão.
- Meireles, Mário Martins. História da Arquidiocese de São Luís.
  São Luís: cidade dos azulejos. Fundação Cultural do Maranhão, 1965.
- Moraes, Jomar. Guia de São Luís do Maranhão. 2º edição, 1995.


Imagens: Renato Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário