6 de out. de 2010

Capela de São José das Laranjeiras

 

Erguida no inicio do século XIX na Rua Grande, a Capela de São José das Laranjeiras é um rico exemplar do estilo rococó. Típico exemplar de capela particular. Possui fachada com frontão curvilíneo contendo volutas e singelo campanário interior e talha harmoniosa.
José Gonçalves de Silva


Lápide de José Gonçalves da Silva

Construída em 1811/1816, por iniciativa do comerciante português José Gonçalves da Silva, a Capela pertencia à Quinta das Laranjeiras, área do Colégio Marista Maranhense. Gonçalves era o comerciante mais rico do Maranhão no período colonial e atuava como banqueiro, pecuarista, produtor de algodão e dono de dezenas de imóveis em São Luís e no interior do estado. Recebeu vários títulos honoríficos: Cavaleiro Fidalgo da Casa Real, Comendador da Ordem de Cristo, Brigadeiro dos Reais Exércitos, Alcaide-Mor da Vila de Itapecuru e Comandante do Forte de São Marcos. O comerciante gostava de fazer doações ao Estado e a casa de caridades, o que levou a receber a alcunha de “O Barateiro”. A edificação da Capela demorou cinco anos, sendo inaugurada à 19 de agosto de 1816. A Quinta das Laranjeiras recebe, também, o nome de Quinta do Barão, relacionado ao brigadeiro Paulo José da Silva Gama, o 2º Barão de Bajé, seu segundo proprietário.


A capela possui altar-mor, arco-cruzeiro, guarda-corpo e sanefa, cujos elementos decorativos apresentam elementos do neoclássico e do barroco.

Abaixo: Nossa Senhora da Penha. Óleo sobre tela de autor desconhecido (século XIX), Único deste gênero encontrado em São Luís.



A imagem de São José apresenta talha de alta qualidade, sendo considerada uma peça de importância nacional , representa a transição do barroco para o neoclássico. No altar-mor podemos apreciar, ainda, as imagens de Santa Bárbara e de São Francisco Xavier.

A Capela das Laranjeiras é a única edificação religiosa de São Luís que possui o copiar, uma área avarandada que servia como espaço de transição entre o interior (sagrado) e o exterior (profano), da capela.

A capela, sob a responsabilidade doMuseu Histórico e Artístico do Maranhão, está localizada na Rua Oswaldo Cruz, s/n°, centro, e pode ser visitada de terça a sádados das 9h às 18hs.

Fonte:
Moraes, Jomar. Guia de São Luís do Maranhão.
SECMA. Programa da Jornarda comemorativa dos 34 anos do Museu Histórico e Artístico do Maranhão.

Um comentário:

  1. sou usuaria da capela São José das laranjeiras,que toda a primeira quarta feira do mês as 17:hs tem uma missa celegrada pelo pe. Manuel Jr.linda missa! e quando chega o mês de março temos a missa da 1ª quarta feira, 3 dias antes do dia 19 de março temos o trido e no dia de São José temos a grande missa e seguido a procissão.sou devota de são José. sigo os caminhos da minha mãe que por honra faço o meu trabalho na capela.organizo o andor, a procissão e minha fé cada vez é maior.quero tbem lembrar que foi minha mâe Hilneth Naura da Costa Azevedo que com ajuda da sua amiga d.Macelina foram quem reabriram esta capela e quem iniciou as procissões.

    ResponderExcluir