Os Pontos de Cultura são o maior legado da gestão atual do Ministério da Cultura, Gilberto Gil, Juca Ferreira e Célio Turino (mentor e gestor do programa), ao desenvolverem tal política, promoveram uma revolução silenciosa no modo como nos vimos, identificamos e como nos distinguimos em nossa riquíssima diversidade cultural. Hoje, são mais de 3mil Pontos de Cultura, reconhecidos em todo o país.
Expressam-se em diversas linguagens, se estruturam cada qual ao seu modo, estão em barcos pelo Amazonas, sob árvores do cerrado mineiro, em teatros e cineclubes... estão, sobretudo, nas ruas, parques e praças Brasil afora.Um apelo pela gestão compartilhada, participativa, ampla e democrática das políticas culturais.
Deixar que um programa como esse morra por vontades políticas de ocasião seria desperdiçar mais uma, das inúmeras chances que tivemos, de investir em nosso desenvolvimento de maneira ampla, sustentável, com autonomia e protagonismo do conjunto de forças que forma Brasil.
Abaixo o site do Ministério da Cultura, onde pode ser assinado o abaixo assinado pela transformação do Cultura Viva em um programa de Estado, uma política pública permanente de reconhecimento e apoio a quem sempre e verdadeiramente fez e faz cultura no Brasil.
http://www.culturaviva.org.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário