6 de jan. de 2009

PASTORAL YBACANGA
















































O Pastoral YBacanga do Centro de Ensino YBacanga, situado no bairro do Fumacê, criado no ano de 2000 como proposta pedagógica para melhoria da qualidade de ensino, diminuição da repetência e evasão escolar, além de preservar um bem cultural muito difundido na baixada ocidental maranhense, assim como, melhorar auto-estima dos alunos e da comunidade onde está inseridas.
A proposta tem como principal diferencial, ser o aluno o protagonista do fazer arte. É o aluno que canta, dança e encena o auto do nascimento de Jesus Cristo.
O Pastoral – apresenta desde as profecias do nascimento de Jesus, a anunciação da gravidez de Isabel a Zacarias, ao encontro de Maria e Izabel – é encenado por alunos de 5 aos 18 anos, ex- alunos, pais e comunidade.
Inspirado nos Pastores e Pastorais do município de Guimarães/MA, podemos apontar como diferencial deste ano a inclusão da partitura da música de “A Pastora Estrela do Oriente”, de autoria de Maria Firmina dos Reis, primeira escritora romancista brasileira negra, que foi na sua época uma incentivadora da cultura e da arte na cidade de Guimarães.

Dia 10.01 às 19hs será a queimação de palhinhas, na quadra da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário