28 de nov. de 2014

Beco da Bosta

Estamos sempre reiniciando nas nossas postagens assuntos novos, que não se esgotam. Desta vez iniciaremos uma série de post's sobre ruas, praças, logradouros e prédios históricos da cidade de São Luís do Maranhão, que aprendi e captei das histórias contadas pela minha avó Firmina Barbosa, quando saíamos a visitar pessoas da família, parentes e amigos que moravam em vários pontos da cidade.  
Por cada rua e prédio que passavamos Firmina Barbosa tinha o prazer de contar a história e/ou estória daquele local, a mim e a minha irmã. 
O Beco da Bosta, tem ínicio na Rua de Santo Antônio - mais precisamente ao lado do Solar da Baronesa de São Bento, atualmente sede do Centro de Artes Cênicas do Maranhão - CACEM, e termina na Praia do Caju.
Tem essa denominação popular, por ter sido no século XVIII a passagem dos negros escravos que iam despejar na maré os tonéis com escrementos (os famosos cabungos ou triges) das famílias nobres da São Luís, de então.

Esse beco estreito, também é conhecido pelos nomes de: Beco do Zé Coxo; da Baronesa, em virtude do sobrado de esquina que serviu de moradia a Baronesa de São Bento; e Travessa 28 de setembro, em homenagem à data em que foi sancionada a Lei do Ventre Livre.

Fonte: Filho, Domingos Vieira. Breve História de Ruas e Praças de São Luís. Gráfica Olimpica, 1971.
Lima, Carlos de. Caminhos de São Luís: ruas, logradouros e prédios históricos. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
 
Fotos: Renato Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário