7 de mar. de 2012

Convento e Seminário de Santo Antônio

O Convento de Santo Antônio, assim como da igrejinha de Santa Margarida (hoje desaparecida), tem sua construção iniciada no ano de 1624, pelo Frei franciscano Cristovão de Lisboa (1583-1652), que aqui aportou, com outros 13 franciscano em 05 de agosto de 1624.

O convento foi sede e palco de vários episódios da história do nosso estado e da cidade. Entre esses fatos, as reuniões preliminares e a concentração dos participantes da Revolta de Bequimão, que partiram do local na noite de 23 de fevereiro de 1684, e depuseram o então governador do estado Capitão-Mor Baltasar Fernandes.

Em outras ocasiões o convento serviu de abrigo para pessoas que eram ameaçadas politicamente pelos governadores da época. Foi palco, também, do processo movido pelos freis franciscanos contras as formigas que vinham desfalcando a dispensa e a segurança física do convento.
Entre os anos de 1836 a 38, foi sede do Corpo de Polícia da Província do Maranhão, atual Polícia Militar do Maranhão.
O Seminário Episcopal de Santo Antônio foi criado pelo bispo D. Marcos Antônio de Sousa e inaugurado em 17 de abril de 1838, formando vários pastores para a Igreja do Maranhão e do Mundo.

O Papa João Paulo II esteve em São Luís, no ano de 1991,   hospedou-se  no Convento de Santo Antônio.

Atualmente o Convento encontra-se abandonado, precisando de reformas urgentes.

Fonte: Moraes, Jomar. Guia de São Luís do Maranhão. São Luís: Legenda, 1995. 2ª Ed.
Imagens: Renato Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário