Marlene Barros Ribeiro, artista brasileira, nascida na cidade de Bacurituba, no estado do Maranhão, reside na capital São Luís, é uma artista cujas obras buscam algumas vezes revelar como as nossas idéias de ser mulher e mesmo a feminilidade são construídas socialmente. E em outras vezes persegue a idéia da feminilidade como uma máscara, ou mesmo um conjunto de poses adotadas por mulheres a fim de se conformarem ás expectativas da sociedade sobre o ser mulher. Além disso, deixa transparecer toda uma sensibilidade feminina que destaca a sensualidade. Tendo também uma preocupação com o corpo e sua anatomia, e com materiais semelhantes ao corpo.
Bebendo na fonte de clássicos como Rodin e Miguel Ângelo, procura dar uma linguagem contemporânea a sua obra, através do uso de materiais diversos, como mármore sintético, pedra, ferro, cerâmica e materias efêmeros, como tecidos, papeis e etc. buscando sempre novos rumos em um caminho tantas vezes percorrido por outros artistas. Procurando principalmente provocar questionamentos em quem observa a sua arte.
A Pensadora. Marmóre sintético.
Formada em Desenho Industrial pela universidade Federal do Maranhão/UFMA, onde hoje trabalha como programadora cultural, Marlene Barros vem de uma Família de Artistas, sendo João Ewerton e Fernando Mendonça, seus irmãos pintores e sua mãe Maria Mendonça que trabalha confeccionando bonecas de pano.
Genocidío. Mista.2001.
Em 1995, com a exposição “Contextura”, abandona a temática feminina, dos tons pastéis e do uso do pastel, que usou durante 10 anos para criar as suas mulheres do interior de Bacurituba e passa a utilizar tecidos, ferragem, couro, folha de ouro, plástico, costurando-os na tela e banhando-os com os tons terra, saindo do quadrado, numa mudança lenta e consciente do fazer artístico.
Suas coleções tem sempre a preocupação de passar um recado para o espectador.
Principais Exposições Coletivas:
Em 1988 participa do Salão dos novos em São Luís, promovido pelo Centro de Arte Japiaçu, juntamente com seus irmãos, que em seguida tomam caminhos diversos.
1991 a 1995 – participa da Coletiva de Maio, convento das Mercês e da coletiva São Luís e seus artistas.
1995 – Participou da confecção do painel comemorativo da visita do Papa João Paulo II a São Luís em e da confecção do painel da mulher, na praça Maria Aragão em São Luís/MA.
1997 – Mostra contemporânea de Artistas Maranhenses. Casa de Cultura da América Latina, UNB – Brasília/DF1991 a 1995 – participa da Coletiva de Maio, convento das Mercês e da coletiva São Luís e seus artistas.
1995 – Participou da confecção do painel comemorativo da visita do Papa João Paulo II a São Luís em e da confecção do painel da mulher, na praça Maria Aragão em São Luís/MA.
2001 – Mostra Brasil + 500 – Comemorativa do Descobrimento do Brasil. Convento das Mercês/MA, com a obra Genocídio, confeccionada com bonecas de pano, falando do trecho da carta de pero Vaz Caminha, que se refere a nudez dos índios brasileiros e a sua cor parda.
2007 – Exposição coletiva - Artistas brasileiros /Escultores. Salão Negro do Palácio do Congresso Nacional em Brasília/DF
2001 – Exposição “Pinte o Brasil dos seus sonhos ”Promovido pela ADESG do Brasil. Metrô do Rio de Janeiro/RJ2003 – Exposição coletiva “aísthesis”- galeria do SESC/MA, com a obra "Rastros"
Principais Exposições Individuais:
1981 – Galeria Universitária do Solar Nazeu Quadro, tendo como tema as mulheres de Bacurituba.
1989 – Coisa de Mulher. Tema: a vaidade, a sedução, a maternidade e outras questões ligadas a feminilidade. Palacete Gentil Braga – UFMA/São Luís/MA
1995 – Contextura. Palacete Gentil Braga – UFMA/São Luís/MA 1999 – Noves Fora. Tema: a virada do século. Palacete Gentil Braga/São Luís/MA
2000 – Só entre Nós. Tema: a solidão, não o estado miserável de estar só, mas a soberania do ser só. Palacete Gentil Braga.
1989 – Coisa de Mulher. Tema: a vaidade, a sedução, a maternidade e outras questões ligadas a feminilidade. Palacete Gentil Braga – UFMA/São Luís/MA
1995 – Contextura. Palacete Gentil Braga – UFMA/São Luís/MA 1999 – Noves Fora. Tema: a virada do século. Palacete Gentil Braga/São Luís/MA
2000 – Só entre Nós. Tema: a solidão, não o estado miserável de estar só, mas a soberania do ser só. Palacete Gentil Braga.
2005 – Singular Plural. Tema: a individualidade, dentro de uma questão universal. Museu Histórico e Artístico da Maranhão
2007 – Enigma do Olhar. Desenvolvido especialmente para deficiêntes visuais. Galeria do SESC/São Luís / MA
Principais Cursos realizados:
1993 – Participa do Dynamic Encounters Internacional Art workshops. Londres- Inglaterra
2000 – Curso de noções de Máscaras Venezianas, Atelier de Augustinho Dessé. Florênça/Itália.
2004 – curso de Arte Contemporânea na América Latina com Prof. Kevim Power/Londres. Dragão do Mar – Fortaleza/CE
2004 – Curso: Da escultura a instalação, Prof. Paulo Sérgio Duarte/Rio de Janeiro. Atelier Livre/ Porto Alegre/RG
Principais Prêmios:
1992/93/98 – Recebeu o prêmio da listel, tendo sua obra publicada na capa da lista telefônica do Maranhão.
2000 – Prêmio Rádio Universidade de Melhor Exposição do Ano, São Luís/MA
Imagens: Renato Pereira e divulgação
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