Desde ontem começaram a cair as primeiras chuvas em São Luís.
Hoje já pelas primeiras horas da manhã uma chuva torrencial molhas os telhados das casas, plantas e fios dos postes que transmitem energia para as residências. E a chuva continua até estas 10h30 de outubro.
Em virtude das tão esperadas chuvas que pronunciam um inverno chuvoso, já que este mês o calor está insuportável, post um texto do escritor e homem da cultura popular maranhense Domingos Vieira Filho sobre a chuva, que recolhi da revista digital Jangada Brasil em janeiro de 2004. A revista é um grande achado para quem estuda e pesquisa sbre a cultura popular do Brasil.
FOLCLORE DA CHUVA
Domingos Vieira Filho
A chuva está inscrustada no inconsciente folclórico de quase todos os povos. Chuva e água fecundante que fertiliza os campos, reverdece as matas e desaltera o homem. E a água é essencial porque é fonte certa de vida. Possui por isso um contéudo mágico que práticas folclóricas universais registram. A ribeira do Elanus, a nascente Théspia na ilha de Hélicon e os manadeiros de água quente de Sinuessa eram consideradas virtuosas contra a esterilidade.
No Panjab, segundo refere Paul Saintyves, as mulheres estéreis costumam mergulhar nas cisternas onde foi lançado Puram, espécie de réplica de José do Egito, certas de que com esse banho ficarão grávidas. (Saintyves, Les Vierges mères et les maissances miraculeuses).
Frazer em La rama dorada (trad. esp. México), no capítulo "El dominio mágico de lá lluvia", estudou exaustivamente o assunto, arrolando práticas mágico-religiosas em torno da chuva nos quatro cantos do mundo.
No Maranhão, como em outras áreas ligadas à chuva, quando o urubu esvoaça do país, circulam inúmeras superstições, inquieto diz o povo que vai chover. A lua apresentando um contorno sombrio é chuva na certa. Chovendo no dia 1º de novembro, dia de Todos os Santos, o inverno vindouro será bem molhado, isto é abundante, intenso. Se no dia 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, não chover copiosamente ou mesmo não chover, o inverno seguinte será ruim, escasso, fraco, com prejuízo certo para a lavoura. É bom aparar a água da primeira chuva de 1º de maio. Contém virtudes miríficas. O mesmo sucede com a chuva derramada nos dias de Santa Luzia. Em setembro temos as chuvas de caju e de manga.
A chuva na paremiologia é torrencial. Aqui conhecemos alguns provérbios e frases-feitas, como estas. "Pode chover canivete", "Vem chuva que nem cabelo de sapo", "Abril água mil" e "Quando março não bota, abril abarrota", estes de nítida proveniência lusitana. (Cf. Pedro Chave, Rifoneiro português, Porto, 2ª ed.).
Da chuva fina, irritante, que não molha roupa mas constipa, diz-se que não quebra osso, é o "chororó" da linguagem popular. Cair na chuva significa enfrentar a vida, trabalhar duro para vencer.
E chuva com sol, aqui, como em toda parte, é casamento de raposa com rouxinol. Parlenda velha, universal, em alguns países com implicação mágica. Estudaram a chuva no folclore Veríssimo de Melo e Luís da Câmara Cascudo, respectivamente em A chuva na tradição popular e Anúbis e outros ensaios e Adivinhando chuva...
Quando menino, ouvimos cantar sempre, nos começos do inverno, estes versos curiosos saudando o advento da água prolífica:
Chove chuva
Prá capim nascer
Prá boi comer
Prá boi C....
Prá passarinho comer
Prá passarinho cantar...
E nos estios prolongados o povo saía às ruas entoando preces para chover.
E para fazer cessar as chuvas torrenciais há o costume de invocar a proteção de santos e santas do opulentíssimo hagiológio cristão. Santa Clara, nesse particular, é providencial. No interior é comum em tais momentos se recitar esta quadrinha:
Santa Clara, clariai,
São Domingo, alumiai,
São Jerômo abrir o sol,
Prá secá nosso lençol.
Ou, então, se joga para cima do telhado sal ou cinza numa colher, recitando o refrão:
Santa Clara, clariai.
(Vieira Filho. Domingos. "Folclore da chuva". Jornal do Dia, São Luís, 18 de junho de 1972)
In: Jangada Brasil – ano VI – nº 62 – janeiro 2004
Imagem: Renato Pereira. Pelas estradas da vida.
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