Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Óleo sobre tela. Acervo: Colégio Santa Teresa
Nagy Lajos Endre, nasceu em Budapeste (Hungria) ano ano de 1925 e faleceu em São Luís (MA) em 1989.
Nagy Lajos cursou na sua cidade natal a Escola Superior de Estética e Filosofia da Hungria e a Escola Superior de Arte de Budapeste.
No ano de 1951expõe em Salzgburg, na Áustria, em Bruxelas, Siege, Dijon, Antuérpia, Montevidéu e Buenos Aires.
Migra para o Brasil e fixa residência em São Luís do Maranhão incorporando-se ao Centro de Arte Japiaçu, onde leciona Pintura, Desenho e Cerâmica, de 1970 até o ano de sua morte em 1989.
Foi o principal entusiasta na criação e fundação da Associação de Artistas Plásticos do Maranhão, criada em 1976, da qual preside de 1978 a 1979.
Profundo conhecedor dos processos estéticos de composição, tratamento e modelagem em barro, implantou na Casa do Artesão, em 1978, o Núcleo de Cerâmica do Maranhão, com o objetivo de aprimorar as técnicas de decoração e queima de peças artesanais em cerâmica.
Expõe em coletivas, salões e exposições individuais em São Luís, Porto Alegre, São Paulo, Campinas e Santos, pinturas nas técnicas a óleo e acrílico, com interferência de colagens e relevos.
Sua pintura é analítica e crítica, trabalhando as áreas pictóricas com esmero, introduzindo na composição elementos de relevos e texturas.
Fonte: BEM. Arte no Maranhão: 1940-1990.

Nenhum comentário:
Postar um comentário