24 de ago. de 2011

Lápides Sepulcrais

Os desenhos lavrados na superfície de pedras das lápides são estilizados com alegorias cristãs e símbolos escatológicos, em mármore róseo português ou em pedra de lioz, provenientes de Portugal. Os trabalhos eram realizados pelos canteiros, artesãos especializados na arte de cortar e lavrar a pedra.


Epitáfio dizeres sobre a história da vida da pessoa, sua condição social e dados biográficos, ornados com emblemas e flores, folhas de acanto, conchas, festões, volutas, em alto-relevo.
Signos escatológicos, macabros e mórbidos da caveira, tíbias cruzadas, orubouros, ampulhetas aladas, foices, serpente-alquímica engolindo o rabo, fachos e tochas acesas, voltadas para baixo, conforme costume da época em estilo barroco.

No império escravista predominam as representações da morte escatológica, dos globos alados, machados, morcegos, corujas e plantas narcóticas, decoradas com cortinas, volutas e festões rococó.

Fonte:
Borges, Maria Elizia. Os Riscadores de Pedra: produtores de uma alegoria funerária cristã.
Bogéa, Kátia Santos, Brito, Stella Regina Soares de, Ribeiro, Emanuela Sousa. Inventário Nacional de Bens Móveis e Integrados do Estado do Maranhão (1997-1999).
http://www.artefuneraria.com.br/

Imagens: Renato Pereira da sala mortuária da capela de Santa Teresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário