12 de fev. de 2011

Os Imortais da Deodoro

Maria Firmina dos Reis e Silva Maia

Na Praça Deodoro, em frente a Biblioteca Pública Benedito Leite, existia um panteão de busto de intelectuais maranhenses que foram retirados para reformas e atualmente estão preservados no Museu Histórico e Artístico do Maranhão. 

A população, principalmente artistas e intelectuais, vem cobrando a volta dos bustos à praça, ao meu ver seria um desastre, pois a mesma está em pessímo estado, acampada por vendedores ambulantes, mendigos e toda sorte de vândalos. Em virtude disso mais correto é manter os bustos no museu que, além, de preservá-los da insanidade dos sem memória cultural, poderá ao longo das visitas monitoradas comentar sobres a obra e vida dos poetas, romancistas, contistas, novelistas, dramaturgos, entre outros. Da técnica da escultura e suas ventestes e sobre os escritores que idealizarão os intelectuais representados.

Desta forma, estaremos contribuindo para preservar a memória cultural, afetiva, estética, artística e histórica do nosso estado e disseminado saber para as novas gerações, os turistas, os adultos, entre outros.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário