Bumba meu boi de Santa Fé
O bumba meu boi da baixada é típico da região da Baixada Ocidental Maranhense (São João Batista, São Bento, Pindaré, Penaval, São Vicente de Ferrér e Viana) é também, chamado de sotaque de Pindaré. O ritmo de toque leve e suave é extraído das matracas pequenas, além, dos pandeirões, tambor onça e chocalhos.
Possui os personagens: amo, bailantes, pandeiristas, cazumbá, pagé, índios, índias, cacique, Pai Francisco, Mãe Catirina, boi, onça, burrinha, vaqueiros e rajados. Sua dança é em semi círculo. Reunindo-se todos os integrantes que durante a apresentação reorganizam-se de acordo com as toadas. Os índios e as índias dançam de acordo com o ritmo dos pandeiros.
Chapéu de rajado (detalhe) Boi de Pindaré
Os rajados usam na cabeça chapéu em semi círculo de 40 cm de diâmetro, coberto de veludo preto com testeira bordadas de canutilhos em chuvisco e decorado com penas de emas nas pontas, atrás fitas com tons policromáticos. Vestem calça e camisa em cetim e peitoral e saiote decorado com miçangas e canutilhos, com desenhos em motivo floral, arabescos e imagens religiosas.
Rajado do boi de Pindaré
Rajado do boi de Pindaré (detalhe)
Rajado do boi de Pindaré (detalhe)
Matraca
Pandeirão
Vaqueiros do boi de Santa Fé
Os vaqueiros usam chapéu, saiote e peitoral decorados com miçangas, paetês, contas e canutilhos, com desenhos em motivo floral e arabescos. Portam nas mãos maracás e ferrão. Vestem calça e camisa em cetim ou seda.
Boi de Santa Fé
Fonte: Lima, Carlos. Universo do bumba-meu-boi. Comissão Maranhense de Folclore. Boletim 15, junho de 2000.
Nenhum comentário:
Postar um comentário