25 de jul. de 2010

Boizinho Barrica: 25 anos

José Pereira Godão, amo

Neste 25 anos a Companhia Barrica de Teatro de Rua busca encontrar a estrela Tainahakã, a estrela bailarina, seguiu atrás da luz da estrela por terreiros maranhenses e do mundo.
Inácio Pinheiro e Brandão, cantores 

A Companhia Barrica Teatro de Rua, foi fundada em 1985 como Boizinho Barrica com o objetivo de revitalizar o folclore maranhense.

Francisco Pinheiro, maestro, compositor e arranjador

O Boi Barrica é um grupo parafolclórico que estiliza os quatros sotaques do bumba meu boi, além de apresentar os ritmos de outras manifestações folclóricas maranhense como o Divino Espírito Santo, o coco, a chegança, o lelê, o tambor de crioula.

Sua indumentária é confeccionada em palha de buriti, com entremeios decorados por fitilhos de seda e paetês.

A Companhia produz outros espetáculos como o Bicho Terra, para o período carnavalesco e a Natalina da Paixão para o natal.
Para atender a criançada foi criado o Barriquinha, com figurino e melodias idênticas aos dos adultos.
 O Boi Barrica abriu caminho para o surgimento de novas companhias, como o Boizinho Incantado, a Companhia Sotaque, o Novilho Branco, entre outras, cada uma com sua especificidade.
A Secretaria de Estado da Cultura classifica os grupos parafloclóricos como grupos sotaque alternativo. A Fnndação Municipal de Cultura como sotaque variado. 

Um comentário:

  1. AMOR BARRICA E AMOR QUE FICA. INTEGREI ESSE GRUPO MARAVILHOSO DE 1986 A 1996 E ELE MUITO MARCOU TODA MINHA EXISTÊNCIA. LONGA VIDA.

    MEU ETERNO CARINHO,

    WILLIAM MORAES CORRÊA.
    GRUPO FOLIÕES.
    SÃO LUÍS - MARANHÃO - BRASIL - AMÉRICA DO SUL - TERRA.

    ResponderExcluir