Neste momento o Projeto Portinari está planejando, com o apoio do BNDES, trazer os painéis Guerra e Paz para o Brasil em agosto próximo. Eles serão restaurados no Palácio Gustavo Capanema, sob o comando do Professor Edson Motta Jr. (que restaurou as obras de Visconti no Theatro Municipal do Rio de Janeiro). A estimativa é de 4 meses para finalizar a restauração, solicitada pela ONU, que entregou a guarda dos painéis ao Projeto Portinari até fins de 2013, quando será reinaugurada a sua sede em Nova York, com os painéis já de volta à sua localização permanente, o grande hall de entrada da Assembléia-Geral das Nações Unidas.
Logo após a restauração os painéis serão apresentados no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, junto a 120 estudos preparatórios, executados por Portinari de 1952 a 1956.
Planejamos fazer deste evento uma grande festa nacional, convidando o nosso querido Milton Nascimento para cantar suas canções inspiradas em Guerra e Paz nas escadarias do Theatro Municipal, junto às Bandas dos Fuzileiros Navais e do Corpo de Bombeiros, que tocarão composições de Villa-Lobos e Milton Nascimento, entre outras. Serão convidados para esta inauguração todos os segmentos representativos da sociedade brasileira, independente de sua origem, credo, filiação política, classe social, ideologia, faixa etária, etc. Desde o MST até os ruralistas, passando por todas as representações sindicais, operários, estudantes, escolas, professores, funcionários públicos, empresários, intelectuais, artistas, etc.
A idéia é celebrarmos todos de mãos dadas este grande grito brasileiro pela PAZ, espelhado no ponto máximo da arte de Portinari, os painéis Guerra e Paz, que há 53 anos vem inspirando os delegados dos 146 países-membro das Nações Unidas em sua alta responsabilidade de afastar o risco de conflitos armados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário