28 de jun. de 2010

Bumba meu boi de Matraca

Rajado

BOI DE MATRACA

O bumba meu boi de matraca ou da ilha tem um ritmo frenético e contagiante, obtido do som das matracas.  Usa como instrumentos musicais pandeirões, maracás e tambor onça (é a base rítmica do boi).

Possui os personagens: amo, vaqueiros, rajados, índios, índias, cabloco de penas, Pai Francisco, Mãe Catirina, boi, burrinha e caipora.

As toadas abordam temas sociais, políticos, da natureza e de acontecimentos importantes do momento como por exemplo a copa do mundo. 

Peitoral

VAQUEIROS – usam chapéu, saiote e peitoral decorado com miçangas, paetês, contas e canutilhos, com desenhos em motivo floral e arabescos. Portam nas mãos maracás e vara de ferrão. Vestem calça e camisa em cetim ou seda.

 

É característico da ilha de São Luís, com seus famosos batalhões da Madre de Deus, João Paulo, Bairro de Fátima, Maioba, Maracanã, Estiva, de São José de Ribamar, Iguaíba, Jussatuba, entre tantos outros. 

Rajado

RAJADOS – usam na cabeça chapéu coberto de veludo preto com testeira bordadas de canutilhos, miçangas e contas com motivos florais, estrelas e arabescos, atrás fitas com tons policromáticos. Vestem calça e camisa em cetim sobre postas com peitoral e saiote decorado com miçangas e canutilhos, com desenhos em motivo floral e arabescos.

Camisa (detalhe)


É característica  dos bois de matraca os rajados vestirem calça e camisas com costura em motivo de casa de abelhas. 

Rajados

Instrumentos Musicais:

Usa como instrumentos musicais pandeirões, maracás e tambor-onça (é a base rítmica do boi).


PANDEIRÃO – pandeiro grande de cerca de 1cm de diâmetro e 10 cm de altura feito de madeira de genipapo e coberto com couro de cobra. São afinados no fogo. Com a industrialização e a proibição do uso de materiais da natureza, usa-se pandeirões cobertos com naylon.

MATRACA – confeccionada em madeira de pau d’arco, nas dimensões de 25 cm à um metro e meio. Executa-se batendo uma contra a outra no sentido vertical e horizontal, repinicando num som estridente.

TAMBOR-ONÇA – imita o urro do boi ou da onça.

MARACÁ – confeccionados em flandes, cheio de chumbinho ou contas de Santa Maria. Instrumento de origem africana e indígena é utilizado no auto pelo amo, cantadores e baiantes.


O boi do sotaque de matraca tem as dimensões de 1,50x40x50cm e é confeccionado com armação de casca e entrecasca de buriti, bordado com temas os mais variados.




ÍNDIAS – Vestem-se com tanga, peitoral, perneiras, tornozeliras e pulseiras em cetim decoradas miçangas, paetês, contas e canutilhos, com desenhos em motivo floral e arabescos e adornados nas pontas com penas de ema. Na cabeça cocar em formato de coroa decorado com miçangas, contas e canutilhos, com desenhos em motivo floral e arabescos, adornado com penas de ema.


Rajado




Burrinha

Imagens: Bumba Meu Boi de São José dos Índios.

Fonte: Lima, Carlos. Universo do bumba-meu-boi. Comissão Maranhense de Folclore. Boletim 15, junho de 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário