27 de jun. de 2010

BOI DE PRESIDENTE JUSCELINO

Pai Francisco

BUMBA MEU BOI DE ORQUESTRA


O bumba meu boi de orquestra é típico da região do rio Munin (Rosário, Morros, Axixá, Presidente Juscelino, Nina Rodrigues, Vargem Grande, Cachoeira Grande) é o sotaque que mais se identifica com a herança portuguesa pelo uso de instrumentos musicais de sopro, metais e corda como saxofone, banjos, pistons e clarinete. Usam, também, instrumentos de percussão como bumbos, maracás e tambor-onça.

A toada é embalada por um ritmo sacudido de som suave, lírico e nostálgico, trasmintindo alegria faceira. As canções falam de amor e paixão. A coreografia é diversificada.

Mãe Catirina

Até a década de 1990, os bois de orquestra  não incluiam como personagem o Pai Francisco e a Mãe Catirina. A Secretaria de Estado da Cultura no seu regulamento de apoio aos bois de orquestra solicitou a inclusão dos personagem na dança.


Atualmente o boi sotaque de orquestra vem se espalhando por as todas as regiões do Estado. Do Munin para a Baixada Ocidental, de São Luís para Pinheiro, Penalva e Cururupu.
.

VAQUEIROS E RAPAZES – usam chapéu saiote e peitoral decorados com miçangas, paetês, contas e canutilhos, com desenhos em motivo floral e arabescos. Portam nas mãos maracás e ferrão. Vestem calça e camisa em cetim ou seda.

 


ÍNDIAS – usam cocar de formato triangular (alguns variam com três a quatro coroas) decorados com penas, plumas, rabo de galo, pena de pavão e faisão, além, de miçangas, paetês, contas e canutilhos, com desenhos em motivo floral e arabescos. Adornam-se com tanga, peitoral, perneiras, tornozeleiras, bracadeiras e pulseiras decoradas com penas, miçangas, paetês, contas e canutilhos, com desenhos em motivo floral e arabescos. Na mão usam flexas.


RAJADOS – usam na cabeça chapéu gaiola decorado com fitas em tons policromáticos e/ou monocromáticos. Usam calça e camisa em cetim ou seda, sobreposta por peitilho e saiote decorados com miçangas, paetês, contas e canutilhos, com desenhos em motivo floral, estrelas, arabescos imagens religiosas  e as bandeiras do Brasil e Maranhão). 





Com a globalização o boi de orquestra vem recebendo influências na indumentária (principalmente as índias) e na música do boi de Parentins e das escolas de samba do carnaval carioca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário