27 de jun. de 2010

Boi Costa de Mão ou de Cururupu





BUMBA MEU BOI COSTA DE MÃO


O bumba meu boi de costa de mão ou de Cururupu, é de origem do município de Cururupu, sua história remonta os idos de 1880. Tem um ritmo bastante variado, cadenciado e marcado por instrumento de percussão como caixa, maracá e pandeiro.

INDUMENTÁRIA

As indumentárias dos vaqueiros consistem em camisas de manga comprida e bermudas até o joelho feitas em veludo preto, vermelho ou branco e ricamente bordadas com canutilhos em motivos florais e ou imaginária sacra. Chapéu em forma de funil decorado com contas, canutilhos e fitas coloridas que descem até o tornozelos (alguns chapéus levam até 300 fitas). Complementando meias até o joelho e sapato.



INSTRUMENTOS MUSICAIS
Os brincantes usam: maracás de metal; tambores-onça; surdoç zabumba e pandeiros.

Pandeiros - No passado os pandeiros eram feitos de arco de jenipapo e cobertos com couro de cotia ou de guariba que produziam um som melhor. Com a proibição da caça pelo IBAMA, os pandeiros passaram a serem de armações de aço inox ou folhas de flandres revertidos por plásticos e afinados por tarraxas. Os pandeiros com dimensões de 30 a 40 centímetros de diâmetro por 8 a 12 centímetro de altura, são pendurados ao pescoço por um cordão e batidos com a costa de uma das mãos, enquanto a outra apóia o pandeiro. Os pandeiros são percutidos, tendo como contraponto o repinicar dos tamboritos, mais agudos e batidos com as pontas dos dedos, em ritmo frenético.

As composições musicais falam do amor, da natureza, do luar, das estrelas....




PERSONAGENS

O número de brincante varia entre 15 a 60, representando: rajados, vaqueiros e tapuias guerreiras (índias).

Na sede e no interior de Cururupu existem os bois de Rama Santa, de Fortaleza, do Barro Vermelho, de Taguatinga, de Soledade, de Mané Rabo, de Marcelo, de Emídio, de Boa Vista, de Reinaldo e de Gonçalo.



Em São Luís existem três bois, o de João de Barro da Vila Conceição, de Eliézio

Nenhum comentário:

Postar um comentário