Seminário “Museologia, Arqueologia e Resistência Política”
3 e 4 de setembro de 2009 (quinta e sexta-feira)
Estação Pinacoteca – Auditório Vitae – Largo General Osório, 66 – Luz
Entrada Franca – Inscrições pelo e-mail: http://br.mc552.mail.yahoo.com/mc/compose?to=memorialdaresistencia@pinacoteca.org.br
O Memorial da Resistência de São Paulo é um local dedicado à preservação das memórias da repressão e da resistência políticas do Brasil. Seu programa museológico está estruturado em procedimentos de pesquisa, salvaguarda e comunicação patrimoniais, orientados para a abordagem sobre enfoques temáticos que evidenciam as amplas ramificações da repressão e as estratégias de resistência.
Na perspectiva de ser um espaço de diálogo, o Memorial da Resistência de São Paulo, em parceria com o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo e CulturesFrance, no âmbito do Ano França no Brasil 2009, convida estudantes, profissionais e interessados em geral a participarem do Seminário “Museologia, Arqueologia e Resistência Política”, que tem o objetivo de discutir, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, a contribuição de diferentes campos de conhecimento para a abordagem sobre as questões relativas às memórias coletivas.
PROGRAMA
PRIMEIRA PARTE
Data: 03 de setembro de 2009, das 14h30 às 17h00
Palestra “O museu como catalisador do desenvolvimento social”
Hugues de Varine-Bohan
Consultor em Desenvolvimento Comunitário. Presidente do Conselho Internacional dos Museus – ICOM – no período de 1965 a 1974. É webmaster do site http://www.enviodenewsletter.com.br/sistema/link.php?URL=aHR0cDovL3d3dy5pbnRlcmFjdGlvbnMtb25saW5lLmNvbS8%3D&Name=&EncryptedMemberID=NTAyNDQx&CampaignID=3039&CampaignStatisticsID=3132&Demo=0&Email=averequete@yahoo.com.br, voltado à divulgação de práticas e metodologias relacionadas ao desenvolvimento local e ao patrimônio cultural e natural das comunidades. É um dos principais estudiosos sobre o conceito de ecomuseu e a prática dos processos museológicos comprometidos com o desenvolvimento social. Varine-Bohan é francês e reside em Lusigny-sur-Ouche, França.
A palestra abordará e discutirá em que medida o museu pode contribuir e participar no desenvolvimento social local, ao estabelecer relações com as comunidades, e como estes atores sociais podem utilizar o museu como um instrumento de valorização do patrimônio em termos de capital cultural, social e econômico.
SEGUNDA PARTE
Data: 04 de setembro de 2009, das 10h às 19h
Seminário “Arqueologia e Resistência Política”
A partir das diversas experiências de profissionais da América Latina, este encontro tem por finalidade debater a contribuição da arqueologia ao processo de justiça transicional, a partir de importantes estudos arqueológicos sobre as ditaduras latino-americanas nas décadas de 1960 a 1980, e a utilização de metodologias aplicadas para a localização e estudos de restos materiais deste período.
10h00 – 11h00: Palestra
“Um olhar arqueológico sobre a repressão política no Uruguai”
José Maria López Mazz
Professor da Faculdade de Humanidades do Uruguai. Trabalha com arqueologia e direitos humanos.
Coordenação: José Luiz de Morais
Diretor do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo.
11h00 – 12h00: debate
14h00 –16h00: Mesa Redonda
“Arqueologia da repressão e da resistência. A América Latina na era das ditaduras (décadas de 1960 – 1980)”
Pedro Paulo A. Funari
Professor da Universidade Estadual de Campinas. Trabalha com arqueologia das minorias étnicas e dos grupos invisíveis para a história oficial.
Andrés Zarankin
Professor da Universidade Federal de Minas Gerais. Participou dos trabalhos de escavação do Centro Clandestino de Tortura “Club Atlético”, na Argentina.
Coordenação: Rossano Lopes Bastos
Arqueólogo da 9ª Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.
16h00 – 17h00: debate
17h00 –17h45: Lançamento do livro “Arqueologia da repressão e da resistência. A América Latina na era das ditaduras (décadas de 1960 – 1980)”, organizado por Pedro Paulo A. Funari, Andrés Zarankin e José Alberioni dos Reis. São Paulo: Annablume; FAPESP, 2008.
Coordenação do Seminário: Maria Cristina Oliveira BrunoProfessora do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário