22 de jun. de 2009

CUZUMBÁ, NEM HOMEM, NEM BICHO

Máscara de Focinho - Boi da Floresta


O Cazumbá quando se apresenta no terreiro desperta curiosidade, medo, contentamento e fascínio de crianças e adultos. De origem africana o cazumbá não é homem nem bicho, nem macho nem fêmea, é a fusão dos espíritos dos homens e dos animais que permanecem na terra com os vivos. É interpretado por homens.

























Máscaras tipo igreja - Boi de São Cristovão de Viana



















Máscaras de pano - Boi da Floresta

Cazumbás do Boi da Floresta

No auto do bumba-boi tem a função de assustar Pai Francisco quando confessa ter roubado o boi de seu patrão. Atualmente durante o bailado é responsável pelo abre alas da brincadeira ajudando a abrir espaço para os brincantes evoluírem. Durante o ritual de morte do boi ele fica ao lado de Pai Francisco para fazer o ritual de sacrifício do boi.

 Personagem do Boi da Floresta

TIPOS DE MÁSCARAS: As máscaras dos cazumbás, também conhecidos como caretas, podem ser de três tipos:

Focinho ou cabeleira – são esculpidas em madeira no formato de animais como porco, onça e outros bichos, recebendo aplicação de cabelo de cerdas de cavalo ou pelo de carneiro tinturado.

Tecido – confeccionada em tecido com aplicação de bordados, em paeté, para olhos, nariz e boca.









Igreja ou torre – são esculpidas em madeira e isopor em grande dimensões, sendo enfeitado com materiais e objetos como: paeté,bonecas, imagens de santos, cd’s, entre outros objetos.muitas das vezes recebem iluminação própria, a partir de instalações elétrica.







Frente

Verso


INDUMENTÁRIA: A vestimenta do cazumbá é composta por uma bata em veludo preto ou vermelho, chitão ou cetim ricamente bordada em canutilhos, miçangas e paeté com motivo de flores, estrelas, animais e arabescos. A bata, por dentro, recebe na altura dos quadris uma armação de cofó de palha ou papelão grosso, adereço que serve para dar o gingado do rebolado característico do cazumbá. Na mão leva um chocalho de metal que compõe seu visual e serve para marcar o ritmo das evoluções.














Brincante se preparando para interpretar cazumbá

Almofada


Chocalho




No Maranhão são vários os artesões que se destacam na confecção de máscaras de cazumbá.
Um deles é Abel Teixeira natural de Viana e brincante do Boi de Apolônio Melônio, como cazumbá. Na construção das máscaras utiliza a imbuarana para esculpindo o focinho enxó, faca, lixa, e acrescentando ao mesmo um chapéu de palha e complementado com pelego de carneiro, cerdas naturais de cavalo e outros materiais como tecido, metal e instalações elétricas e santos católicos.
Para confeccionar uma máscara em tecido utiliza agulhas e materiais decorativos, levando cerca de 10 a 15 dias para concluir.

Fonte: Lindoso, Karina. Máscaras da cultura. O Estado do Maranhão. Alternativo. 15.06.2000. São Luís/Ma. Pg.01
Fotos: Renato Pereira - Nokia N73 - Bois da Floresta, Santa Fé e São Cristovão de Viana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário