30 de jan. de 2009

CARNAVAL MARANHENSE: REMINISCÊNCIAS



Carro Alegórico da Turma do Quinto - 1998


Nos anos 60 moravamos no bairro da Liberdade e no período do carnaval saíamos pelo Caminho Grande (hoje av. Presidente Getúlio Vargas/rua Grande) até a praça Deodoro, eu minha irmã e nossa avó, apreciando os corsos, os blocos de sujo, os blocos tradicionais, a casinha da roça e os foliões que em grupos ou sozinhas brincavam fantasiadas de Cruz-Diabo, Arlequim, Pierrot, Colombina, Fofão, Índio, Fantasma e/ou travestidos de mulheres nas mais belas composições plásticas, elementos que fascinavam ou metiam medo nas crianças.
Ao cair da noite começavam a passar as turmas, posteriormente escolas de samba, que desfilavam pela praça Deodoro, rumo a praça Gonçalves Dias. Eram tantas as escolas que nos fascinavam com seus batuques, adereços, passistas e fantasias.

Quando criança/adolescente brincamos nos blocos de sujo, que consistia em fantasiar-se com uma roupa velha rasgada, sujar rosto de tisna de carvão e pegar uma lata velha e/ou panela e um pedaço de pau e sair brincando pela ruas do bairro de porta em porta.

Já adulto passei a participar das escolas de samba como folião, artesão e chefe de alas.

A partir de hoje irei comentar sobre o carnaval maranhense, principalmente sobre as escolas de samba, motivo de paixão e ódio, dos gestores estaduais e municipais que regem a cultura do estado.
As Escolas de Samba, sendo ou não cópia das do Rio de Janeiro, elas tiveram e tem seus méritos enquanto forma estética de criação popular.
Os enredos proporcionaram a redescoberta da história do Estado, de poetas e artistas, além de outros temas inerentes a cultura e a formação do povo maranhense.
Para dar vida aos enredos artesãos de várias gerações, imprimiam nos tecidos, palhas, papelão, isopor suas criações estéticas.
As escolas de samba são fontes de inspiração poética e de geração de renda.
Eu sou o samba. Participo ativamente dos barracões das Escolas de Samba como artesão ou chefe de ala e da passarela como folião.
As Turmas de Samba passaram a ser denominada escolas de samba a partir do ano de 1974 quando a extinta MARATUR e o governo do Estado do Maranhão realizam o primeiro concurso de Escolas de Samba, nos moldes do Rio de Janeiro, com regulamento observando aos quesitos: samba enredo, enredo, alegoria, ala das baianas, bateria, comissão de frente, mestre sala e porta bandeira, entre outros.
Significa que até o ano de 1973, as escolas de samba desfilavam de duas maneiras: uma para um palanque oficial, na praça Deodoro (com o concurso organizado pela imprensa) e a outra, visitando os bairros, residências e clubes sociais.
As Escolas de Samba, até então, chamadas de Turmas, compunham músicas sobre amor, rivalidade entre as turmas e ou homenageavam políticos, e as turmas eram compostas de porta estandarte (homem com o símbolo da escola e uma mulher com a bandeira), balizas (crianças e rapazes jovens com lenços fazendo acrobacias), batuqueiros (homens) e rainhas e princesas, cujo figurino reportava-se aos ideais da corte francesa. Cheguei a assistir a evolução das seguintes escolas:
- Imperador do Samba;
- Águia do Samba;
- Salgueiro do Samba;
- Duque do Samba;
- Império Serrano;
- Marambaia;
- São Francisco do Samba;
- Flor do Samba;
- Terrestre do Samba;
- Canário do Samba;
- Baralho do Samba;
- Favela do Samba;
- Mangueira do Samba;
- Unidos do Bairro de Fátima;
- Maracanã do Samba;
- Camboa do Samba;
- Unidos de Vila Embratel;
- Pirata;
- Ideal do Samba;
- Turma do Quinto;
Romeiros do Samba, e tanta outras que a memória falha.

Nas páginas seguintes abordarei as escolas de samba existentes, começando pela Flor do Samba.

2 comentários:

  1. Olá, sou repórter do Jornal Diário do Povo de Teresina. Estou em busca de informações sobre o carnaval de outros estados, mais precisamente Escolas de Samba li seu artigo e me interesssei, queria os seus contatos.
    Kattya D'Angelles
    jornalistadopiaui@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Kattya, teremos o maior prazer em lhe repassar essas informações. No blog tem algumas imagens e histórico de duas das principais escolas de samba da cidade.
    meu contato:
    averequete@yahoo.com.br

    ResponderExcluir