João Batista de Deus é um pintor autodidata que nasceu na cidade de Brejo de Anapurus no estado do Maranhão, em 1896. Estudou pintura e cenografia na Sociedade de Propaganda de Belas Artes do Liceu de Artes e Ofícios, do Rio de Janeiro, recebendo em 1925, o primeiro prêmio em Desenho Anatômico. Em 1927 ao retornar ao Maranhão é convidado para pintar o teto da nave da igreja da Sé.
As pinturas da capela-mor e da nave central da Igreja da Sé foram realizadas em têmpera sobre madeira, com temática sobre a Ascenção de Nosso Senhor Jesus Cristo e outros elementos cristãos. As cenas apresentam influências da pintura clássica renascentista, segundo os padrões dos ilusionistas italianos, espanhóis e luso-brasileiros do inicio e meados do século XVIII.
São, também, de sua autoria as pinturas das naves das igrejas de São José de Ribamar, na cidade do mesmo nome; da igreja de Santo Antonio, em Parnaíba (PI) e da imagem de Nossa Senhora da Conceição, em Barra de Maratanan, da igreja matriz de Boa Esperança (PI).
Sobre a pintura da nave da igreja da Sé escreveu Nonato Masson, no jornal Pacotilha – O Globo em 22 de junho de 1954.
“Pois bem leitor amigo, vá e vá hoje mesmo admirar aquela magnífica, aquela maravilhosa, aquela sublime decoração que veste o interior da velha Catedral. Ali encontrará a arte, a alma, e a glória de um negro maranhense, que um dia, saltou de terceira classe de um “Ita” no Rio de Janeiro, com 500 réis no bolso, sofreu contrastes na cidade grande, estudou sem os esmorecimentos e hoje, é o grande pintor João de Deus, que no dia 24 próximo completará 58 anos de idade” .
Abaixo: Santa Ceia e Milagre dos Peixes. Têmpera sobre parede do retábulo do Santíssimo.
Grande homem.Grande artista..
ResponderExcluirMeu bisavô, que orgulho!
ResponderExcluirOlá! Você sabe me informar o ano de falecimento dele?
ExcluirVocê sabe em qual ano seu bisavó faleceu?
ResponderExcluir